Central de Dicas

Como fazer backup de dados

Como fazer backup de dados
Dez
15

Computadores instáveis, queima de peças, vírus e erros no sistema operacional são algumas situações que podem fazer com que os arquivos sejam apagados. Se isso acontecer, não adianta chorar. É para prevenir esse tipo de problema que existe o backup de dados.

O que é o backup? Trata-se de fazer uma cópia de todos ou de determinados dados de seu computador em outro lugar, como um HD externo ou mesmo na internet. Veja algumas vantagens em realizar esse processo:

- O backup cria uma cópia de segurança dos arquivos, impedindo que eles sejam perdidos.

- Se os arquivos forem armazenados em um HD externo, é possível levá-los para outros locais, como acessá-los de outros computadores, como em casa.

- Uma vez no HD externo, é possível compartilhar as informações com outras pessoas, como colegas de trabalho ou com a família.

O Backup pode ser realizado de formas distintas

Uma, comum e nada prática, é copiar manualmente o programa ou arquivo e colá-lo no disco em que ficará armazenado. Escolher o arquivo e arrastá-lo à pasta ou disco de destino também é uma forma de fazer a cópia de segurança do dado.

Há ainda programas que realizam o processo automaticamente. Nesse caso, antes de fazer um backup, é preciso escolher um programa para usar como ferramenta. Na internet existem diversas opções, incluindo versões pagas e gratuitas. O UOL oferece um dos mais modernos e seguros serviços de backup na internet, o UOL Backup. Depois de escolher, entre no site do fabricante e baixe o programa. Feito isso, basta verificar em qual pasta o arquivo foi armazenado e clique duas vezes nele, para abri-lo.

Após executá-lo, clique em avançar. Siga as instruções na tela para finalizar a instalação e criar o backup.

Conte com UOL Assistência Técnica

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito de como fazer um backup, ligue para o UOL Assistência Técnica. Nós explicamos os benefícios das cópias de segurança e ainda indicamos os melhores programas ou sites para realizar a ação. Além disso, também damos dicas de como armazenar os arquivos corretamente, para preservá-los.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas: