Central de Dicas

Meu computador está lento, o que eu faço?

Meu computador está lento, o que eu faço?
Jan
19

Essa é uma situação comum: depois de um tempo de uso, o computador começa a ficar lento e o desempenho diminui gradativamente, até que chega ao ponto em que utilizar a máquina tornou-se uma situação irritante.
Depois que as tentativas de recuperar a velocidade do PC sem que seja necessário trocar as peças falham, excluindo arquivos e programas, não há outra saída – é preciso colocar a mão no bolso e trocar os componentes. Mas você conhece quais são as peças que mais influenciam no funcionamento do computador? Veja algumas.

Componentes indispensáveis
- Processador: é a peça principal do processamento de dados de um computador. É como se fosse o cérebro do equipamento. Quando a carga de bytes fica maior do que a capacidade de leitura dessa peça, os programas começam a travar.
- Placa mãe: é o local onde tudo acontece. Os outros componentes da máquina são ligados a esse dispositivo, que organiza e orienta a tarefa de cada uma das partes do PC.
- Memória RAM: os chips de memória RAM funcionam como a linha de frente de armazenamento do computador. Enquanto o usuário está realizando uma atividade e ainda não salvou, como escrever um texto no Word, as informações ficam armazenadas nesse compartimento. Se os bytes não forem gravados, o computador elimina automaticamente o conteúdo temporário que estiver nesse espaço. Por isso, quanto mais memória RAM, melhor o PC.
- HD: o Hard Drive, ou Disco Rígido, é o aparelho onde ficam armazenados todos os bytes do computador. Os modelos novos possuem tecnologia de processamento mais veloz, fazendo com o acesso aos arquivos e programas seja mais rápido. É preciso lembrar também que, quanto mais cheio o HD estiver, mais lento ele fica na hora de responder aos comandos. Quanto maior a capacidade de armazenamento melhor.

Como fazer as melhorias
Primeiro, é preciso escolher as peças e modelos ideais, de acordo com a finalidade do PC, como jogar ou trabalhar. O segundo passo é abrir a CPU do computador e efetuar a troca das peças. Mas cuidado, deslizes podem danificar seriamente o equipamento. Em alguns casos o ideal é solicitar ajuda de um profissional.

Mais informações
Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito de como acelerar seu computador ligue para o UOL Assistência Técnica que faremos isso para você. Além disso, também damos dicas de como escolher os melhores acessórios para sua máquina.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas:



Escolha o plano sob medida para sua necessidade:
• Soluções para seu computador, tablet e smartphone
• Assistência ilimitada via telefone e visita virtual

Não-Assinantes UOL:
R$ 32,90 /mês

SAIBA MAIS


• Visitas Virtuais ilimitadas (Acesso Remoto)
• Assistência ilimitada via Atendimento Telefônico
• 2 visitas presenciais a cada 12 meses

Não-Assinantes UOL:
R$ 43,90 /mês

SAIBA MAIS