Central de Dicas

Descubra a diferença entre wireless e wi-fi

Descubra a diferença entre wireless e wi-fi
Nov
25

Para quem se lembra de quando eram necessários diversos cabos e fios para conectar dispositivos ou mesmo para utilizar a internet, consegue admirar ainda mais o avanço da tecnologia.

Bluetooth, wireless, wi-fi e infravermelho são alguns métodos de transferência sem fio, mas nem sempre é fácil distinguir o que um ou outro faz, especificamente – como no caso de Wireless e Wi-fi.

Wireless

É o tipo de conexão que não tem necessidade de utilização de cabos (bluetooth e infravermelho). Ele consegue realizar diversas operações apenas por proximidade com outros aparelhos. Entretanto, para conseguir se conectar a outro dispositivo, é necessário que ele também seja dotado de tecnologia sem fio.

A mesma coisa vale para transmissão wireless para internet (Wi-fi). Para que o computador consiga receber o sinal da rede, ele precisa ter um receptor wireless - mais encontrado antigamente. Hoje, grande parte dos notebooks e ultrabooks, por exemplo, já vêm com esse dispositivo.

Wi-Fi

Wi-Fi é uma marca da Wi-Fi Alliance. Mais popularmente, o nome Wi-Fi é dado a qualquer tecnologia de WLAN (Wireless Local Area Network).

Dessa forma, também é uma tecnologia wireless, mas desenvolvida para a criação de redes locais de computadores (e celulares, videogames), destas feitas com roteadores (como o D-link), que as pessoas têm em casa e no escritório.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas:



Escolha o plano sob medida para sua necessidade:
• Soluções para seu computador, tablet e smartphone
• Assistência ilimitada via telefone e visita virtual

Não-Assinantes UOL:
R$ 32,90 /mês

SAIBA MAIS


• Visitas Virtuais ilimitadas (Acesso Remoto)
• Assistência ilimitada via Atendimento Telefônico
• 2 visitas presenciais a cada 12 meses

Não-Assinantes UOL:
R$ 43,90 /mês

SAIBA MAIS