Central de Dicas

A importância de proteger a rede sem fio com senha

A importância de proteger a rede sem fio com senha
Ago
27

Criar uma rede sem fios de internet em casa está na moda. A popularidade é tanta que, dependendo do plano de internet contratado, o roteador wireless é fornecido gratuitamente para os clientes. E essa mania não é por acaso, já que a rede sem fios proporciona mais conforto e praticidade aos usuários. Uma das vantagens oferecidas é a possibilidade de vários computadores se conectarem a rede. A importância de proteger com senha o sinal wireless vai além de simplesmente restringir o uso, veja quais são:

Motivos para criar uma rede sem fio
- Sempre que alguém conecta a rede, a banda da internet é dividida de acordo com o número de usuários online. Isso significa que quanto mais pessoas utilizarem o sinal, menor será a velocidade.

- Para o download de arquivos pesados, como filmes, toda a potência da rede é importante. Se houver mais alguém conectado, a internet de 1 mega, que poderia fazer download a 100 kbp/s, não conseguirá ultrapassar os 50 kbp/s.

- Além do sinal de internet, a rede wireless fornece acesso às pastas e arquivos dos computadores que estiverem conectados. Por isso, colocar senha na rede sem fio também significa proteger os dados pessoais.
- Em uma rede desprotegida, um estranho pode se conectar ao sinal e até mesmo inserir uma senha nessa rede. Se isso acontecer, o próprio dono da rede não conseguirá mais se conectar a ela.

Como criar a rede sem fio
Depois de montar a rede com os devidos equipamentos, como roteadores e receptores wireless, acesse as configurações do roteador. Para isso, é preciso utilizar um navegador de internet. Escolha uma senha complexa, memorize-a, coloque as informações e salve.

Mais informações
Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito de como proteger com senha uma rede sem fio, ligue para o UOL Assistência Técnica, e solicite mais explicações. Além disso, também ensinamos como colocar o computador em uma rede sem fio, como incluir uma impressora ao sistema ou outros eletrônicos.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas: