Central de Dicas

Meu smartphone caiu na água, o que faço?

Meu smartphone caiu na água, o que faço?
Out
10

Deixar o celular cair na piscina ou até no vaso sanitário não é nada incomum. Felizmente, é possível recuperar o aparelho com medidas simples, que devem ser tomadas imediatamente após o smartphone ser retirado da água.

Remova a bateria para que ele desligue imediatamente. É importante que o chip e o cartão de memória sejam removidos também. Em seguida, com um pano absorvente, seque os espaços entre as teclas e todo o compartimento da bateria.

Usar um secador de cabelo para acelerar o processo também é válido. Ele deve ser ligado na temperatura fria, para não danificar o celular de outras maneiras. O truque popular de colocar o aparelho no arroz não é indicado. Os grãos podem entrar em locais que prejudicarão ainda mais a situação do telefone.

Só ligue o aparelho se tiver certeza de que ele está completamente seco. Ligá-lo com água dentro pode causar um curto circuito. Caso nenhuma das dicas acima funcione, pode ter acontecido oxidação na placa do aparelho, ela pode ser removida e trocada facilmente por um técnico.

Os vírus nos celulares podem se manifestar de diversas maneiras. Pode surgir em forma de propagandas suspeitas, lentidão ao usar o aparelho, aparição de ícones desconhecidos. Quando infectado, o aparelho fica vulnerável a ataques das pessoas por trás dos vírus. Ele pode roubar senhas e informações pessoais do usuário com grande facilidade.

Alguns vírus podem ser removidos apenas com o escaneamento do aparelho por meio do antivírus do computador. Basta conectar o celular ao PC e fazer a varredura. Caso não resolva, você deve baixar um antivírus na loja de aplicativos de seu sistema operacional. A Google Play, por exemplo, para os usuários de Android.

Após baixar o antivírus, o usuário deve instalá-lo e fazer uma varredura. Após encontrar os arquivos infectados basta removê-los do celular com auxílio do próprio programa.

Caso nada dê certo, o usuário pode restaurar o padrão de fábrica. Isso apagará qualquer aplicativo baixado, assim como fotos e contatos, mas também levará embora o que está infectando o aparelho. Para fazer a restauração, procure dentro das configurações do telefone a opção Fazer Backup, para salvar os arquivos do telefone. Em seguida, Restaurar o padrão de fábrica. Seu celular está limpo novamente.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas: