Central de Dicas

Meu notebook parou de funcionar, qual é o problema

Meu notebook parou de funcionar, qual é o problema
Jan
12

Quando um laptop para apresenta algum problema no funcionamento, existem inúmeros motivos que podem causar essas falhas. Da mesma forma que acontece com as pessoas, a melhor maneira de diagnosticar os motivos desses erros é analisando os sintomas.

O ponto de partida da solução de defeitos de um notebook é saber se a falha está afetando o hardware ou o software do equipamento. Entenda um pouco mais sobre isso.

Hardware e software

- Hardware: leva o nome de hardware todos os componentes físicos do computador, incluindo tela, peças internas e externas, cabos e baterias. Os erros nesses dispositivos podem variar desde algo desencaixado até a queima em diversas peças.
- Software: o universo dos softwares é composto pelos programas que estão instalados no computador. Quando ocorre uma falha de aplicativo, os problemas podem exigir que todos os arquivos sejam apagados e instalados novamente (o famoso termo “formatar”). Em casos mais simples, apenas pequenos reparos, como a reinstalação de um programa pode resolver.

Como descobrir onde é o problema

Existem diversas técnicas e procedimentos que podem ser utilizados para verificar o que está acontecendo com os notebooks. Um dos mais comuns é desligar cada componente interno, um por vez, e testar o funcionamento. A atividade é delicada e exige experiência para não causar danos piores ao equipamento.
Já para testar os softwares, é possível iniciar a máquina em modo de segurança, restaurar o registro do Windows ou até mesmo utilizar um backup do sistema operacional.

Mais informações

Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito de como consertar seu laptop, ou precise de alguém com experiência para fazer isso, ligue para o UOL Assistência Técnica que te ajudamos com esse problema. Além disso, também damos dicas de como melhorar o seu computador.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas:



Escolha o plano sob medida para sua necessidade:
• Soluções para seu computador, tablet e smartphone
• Assistência ilimitada via telefone e visita virtual

Não-Assinantes UOL:
R$ 32,90 /mês

SAIBA MAIS


• Visitas Virtuais ilimitadas (Acesso Remoto)
• Assistência ilimitada via Atendimento Telefônico
• 2 visitas presenciais a cada 12 meses

Não-Assinantes UOL:
R$ 43,90 /mês

SAIBA MAIS