Central de Dicas

Mantenha a privacidade de seus arquivos no computador

Mantenha a privacidade de seus arquivos no computador
Mai
09

O computador é, cada vez mais, uma máquina que faz parte do dia a dia das pessoas. É muito importante se preocupar com a privacidade do que você guarda nele. São fotos, filmes, arquivos pessoais que devemos proteger de desconhecidos ou de curiosos em geral.

Para manter a privacidade dos seus dados, podem ser realizadas medidas de segurança específicas, como a proteção por senha do sistema de determinadas pastas, o uso de programas de criptografia ou mesmo o apagamento dos dados de forma que eles não possam mais ser encontrados. Confira algumas dicas do UOL Assistência Técnica.

Senha no Windows
Esse é o sistema mais comum para proteger os dados armazenados em seu computador. É possível proteger o acesso ao sistema por meio de uma palavra-chave. Assim, somente quem tem conhecimento do password conseguira entrar no computador e acessar seus dados. Dica extra: para escolher a senha, prefira sempre caracteres alfanuméricos (que misturam números e letras), que aumentam a dificuldade em serem descobertos.

Pastas invisíveis
O sistema Windows permite a criação de pastas invisíveis. Trata-se de um estratagema não muito comum, mas que garante a privacidade de seus arquivos: principalmente para usuários comuns, que buscam coisas na máquina a olho nu. Para fazer isso, deve-se criar a nova pasta e deixá-la sem nome (por meio do comando Alt+255). Depois, em Propriedades, pede-se que ela não tenha nenhum ícone que a identifique.

Pastas ocultas
Outra possibilidade, semelhante à criação de pastas invisíveis, é criar um folder e ocultá-lo. Para tanto, depois da pasta criada, deve-se clicar com o botão direito d mouse sobre ele. Em Propriedades, pede-se que a pasta torne-se oculta. Imediatamente, ela ira desaparecer do local em que está salva. Para reverter o processo, basta encontrar o local onde ela está salva e pedir para o sistema exibir todas as pastas ocultas.

Programas de proteção
Há diversos softwares que permitem proteger arquivos por senha. Um dos mais populares é o WinRar. Com ele, basta arrastar os arquivos que deseja que ninguém acesse para seu interior. Depois, habilita-se a proteção por senha. Outro software que garante a segurança da privacidade de seus arquivos (ou mesmo softwares, que são impedidos de serem abertos sem a palavra-chave) é o My Lockbox.

Apague da Lixeira
Uma vez que você não queira mais manter o arquivo em seu computador, não basta deletá-lo. É importante apagá-lo por completo da Lixeira e, ainda, tomar outras providências a respeito dele. Antes de apertar o DEL, se for possível, modifique-o. Por exemplo, se é um item no Word, escreva algo no lugar do texto original e salve. Arquivos sobrescritos, normalmente, não podem ter seu conteúdo prévio recuperado. Depois, delete-o da Lixeira. Em seguida, use algum software de limpeza do sistema - como o CCleaner ou o Glary Utilities - e peça para apagar vestígios de dados. Por fim, desfragmente o PC.

Para saber mais sobre como proteger seus dados ou evitar problemas de invasão de privacidade, entre em contato com o UOL Assistência Técnica. Além de proteger os dados de seu computador, também damos dicas sobre programas e recursos do Windows que podem livrá-lo de problemas futuros, como vazamento de informações, fotos ou vídeos confidenciais.</body>

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas: