Central de Dicas

Windows 8: conheça as novidades do novo sistema operacional

Windows 8: conheça as novidades do novo sistema operacional
Out
23

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, tem sua versão beta disponível desde fevereiro deste ano para ser baixada no site oficial da empresa (windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/download). A versão final e completa, entretanto, acaba de ser lançada e leva ao consumidor um sistema com interface 100% remodelada e que pode ser utilizado de forma semelhante em PCs e portáteis (como tablet e smartphones dotados do sistema Windows Phone).

Com a maior modificação no sistema desde o Windows 95, a Microsoft promete trazer mais simplicidade e facilidade para a vida de seu usuário com o Windows 8. Muitas novidades na interface do sistema devem assustar o usuário acostumado ao “jeitão” Windows, inclusive o aparente sumiço do Menu Iniciar.

A nova interface
Ao usar o Windows 8 pela primeira vez, o usuário levará um choque. Antigamente quando se ligava o computador, a sua área de trabalho abria e bastava clicar no Menu Iniciar para se ter o que quisesse nas mãos. Agora, ao ligar a máquina, o sistema mostra vários quadrados coloridos que representam programas, pastas, aplicativos ou seções.

Esta nova interface, originalmente, recebeu o nome de Metro UI (Interface do Usuário). Hoje, oficialmente, ela abandonou a alcunha. Ela foi desenvolvida para ser usada não somente em computadores, mas também em tablets ou smartphones - já que tem o mesmo desenho do Windows Phone.

Além da interface inicial Metro, o Windows 8 apresenta uma segunda interface que é encontrada em um dos quadrados e corresponde a tradicional área de trabalho. Ela não obteve muitas modificações, é possível ver que o mesmo design dos antigos sistemas continua ali.

Uma grande novidade também é que quando o sistema é utilizado pela primeira vez, ele pergunta se usuário quer cadastrar uma conta de uma plataforma Live (seja Hotmail, Outlook ou SkyDrive). Em caso positivo, toda vez que o PC for ligado, o usuário será levado a fazer o login e a senha da plataforma que ele cadastrou.

Diferenças entre o Windows 7 e o Windows 8
A nova versão do sistema operacional parece logo de cara muito diferente da versão anterior. Porém, conforme o usuário for utilizando o novo sistema, perceberá que muito da antiga versão permanece sendo usado nesta.

Veja algumas diferenças entre o último sistema lançado pela Microsoft e o novo sistema que acabou de entrar no mercado:

- Ao contrário de abrir uma janela para utilizar o menu Iniciar, a primeira interface é dedicada totalmente a ele no Windows 8.

- O relógio do sistema, que antes era bem discreto no Windows 7, agora aparece escandalosamente na tela do usuário.

- Fazer modificações, entrar em compartilhamentos ou excluir um programa ficou mais fácil. Ao contrário de fazer um enorme trajeto para chegar ao seu destino, no Windows 8 há barras nas extremidades da tela que permitem ao usuário executar estas ações.

- O perfil do administrador agora é controlado pela plataforma Live que o usuário indicou. Não há como criar um perfil de usuário pelo sistema como antigamente.

- Antigamente para escolher um sistema para abrir um programa era necessário clicar com o botão direito em cima dele e uma enorme janela se abriria. Hoje uma sutil janela no canto direito da tela se abrirá.

- Antes todos os programas podiam ser acessados pelo Menu Iniciar. A partir da versão 8 do Windows, eles aparecem em uma interface que inclui aplicativos, documentos e uma barra de pesquisa que permite acessar todo o conteúdo do computador com poucos comandos.

Precisa de mais ajuda?

Conheça os planos do UOL Assistência Técnica e veja qual
atende melhor a sua necessidade.


Outras Dicas: